Gestão em sistemas ambientais e de irrigação

SolerS Engenharia de Irrigação e Tecnologias em Meio Ambiente Ltda.
Engenharia de Aplicação em Agricultura Irrigada e Sistemas Ambientais 
(CREA-MG 16.263) 
Serviços especializados
Se tens de lidar com água, consulta primeiro
   a experiência  e depois a razão.
                                                                                                                                    (Leonardo da Vinci)
Planejamento e gestão de recursos energéticos
Planejamento e gestão de recursos hídricos


Sistema de Monitoramento em Áreas Irrigadas

Metodologia para gerenciamento do manejo das irrigações através do balanço hídrico “solo x cultura”.

Devido à necessidade real de redução de custos sem comprometimento das produtividades em agricultura irrigada, bem como as exigências atuais de legislação específica para os recursos hídricos, torna-se cada vez mais indispensável o aprimoramento técnico nesta área. É a razão de estarmos propondo aqui técnica específica para um correto gerenciamento em áreas irrigadas, a qual aperfeiçoa-se a cada dia pela experiência.

A metodologia apresentada tem por objetivo prover garantias de colheitas com aumento nas produtividades, concomitante à racionalização dos custos de irrigação (água, energia, insumos, serviços). Difundido e recomendado em todo o mundo pela FAO e OMM, tem como princípio a “estimativa da evapotranspiração das culturas”, em seus diferentes estágios de desenvolvimento, através de evaporímetros. Um dos métodos mais simples, se comparado a outros métodos caros como radiação solar, por exemplo.

Trata-se de acompanhamento, ou planejamento, das irrigações através do método do “Balanço Hídrico do Solo/Cultura/Clima”. Processo barato, eficiente e confiável. Deve ser desenvolvido a nível de propriedade rural, onde as áreas irrigadas são trabalhadas individualmente, respeitando-se as características específicas de cada cultura em seu crescimento diário.

As recomendações de irrigação geradas pelo sistema atende às questões primordiais quando e quanto irrigar. O processamento interativo das informações de clima, solo, espécie cultivada e sistema de irrigação utilizado, possibilita um gerenciamento claro e prático na aplicação de água às culturas em seus diversos estágios evolutivos.

De posse de informações climáticas básicas da área plantada, também dos coeficientes agronômicos da cultura em função da espécie cultivada, da capacidade de retenção de água pelo solo e do potencial do sistema de irrigação em operação, processa-se o cálculo diário do balanço hídrico solo/cultura. Os resultados numéricos indicam a necessidade ou não de irrigação e, se for o caso, qual a lâmina de água a ser aplicada. Para estas análises diárias tornam-se indispensáveis os recursos de informática, sendo os mais simples e de menor custo planilhas eletrônicas. Através destas planilhas fica ainda muito fácil a contabilidade das totalizações finais, pós colheita, do consumo dos insumos, obtendo-se assim custos reais de produção.    

Com inspeções e acompanhamento em campo junto à cultura trabalhada, se torna simples e precisa a tomada de decisão no momento das irrigações, evitando erros de deficiência ou excesso de água na área trabalhada e suas conseqüências, com resultados comprovadamente excelentes ao final de cada safra. Experimente, vai gostar!                                        

Eng. Agr°. David Rodrigues Villamagna
CREA 600803328 
Cel. (34) 9975-1654
Estação meteorológica informatizada
                                            foto David R Villamagna